Cicatrizes após a cirurgia plástica

Uma condição muito comum após uma cirurgia plástica, e que também incomoda muitos pacientes, é a permanência de cicatrizes. São marcas visíveis na pele (alguns métodos permitem sinais quase que impercptíveis) decorrentes de uma incisão cirúrgica.

Para não comprometer o resultado estético da sua cirurgia, existem atualmente algumas técnicas menos invasivas, com o menor impacto para o paciente.  E se a marca for um verdadeiro incômodo, por menor que ela seja, há também alguns procedimentos para sua correção.

Já que as cicatrizes fazem parte do processo de recuperação, confira algumas informações para você amenizar o impacto da cirurgia no seu corpo.

Escolha um médico cirurgião de qualidade

A qualificação do profissional responsável pelo procedimento vai determinar vários aspectos no resultado. Inclusive na presença de cicatrizes, com algum impacto estético para o paciente.

Um médico experiente em cirurgias plásticas é capaz de proporcionar o tratamento mais indicado sem a necessidade de grandes incisões, que são realizadas em regiões estratégicas. Consequentemente, as cicatrizes são menores, quase que imperceptíveis, sem afetar o resultado estético da cirurgia.

Técnicas minimamente invasivas

Com o avanço da medicina e das técnicas cirúrgicas, surgiram alguns métodos com a promessa de um tratamento cada vez menos agressivo.

As cirurgias minimamente invasivas utilizam técnicas que realizam pequenas incisões no tratamento. Além de resultar em cicatrizes mínimas, este tipo de procedimento reduz as dores e as taxas de complicações no pós operatório, oferecendo mais conforto para o paciente e o menor tempo de recuperação.

Outro fator positivo das técnicas minimamente invasivas é a melhor previsão dos resultados da cirurgia, levando em consideração riscos de complicações, tempo de internação e de recuperação.

Correção de cicatrizes

Considerando que toda cirurgia deixa marcas, a correção de cicatrizes tem como objetivo amenizá-las, tornando-as impeceptíveis esteticamente. Além das técnicas minimamente invasivas, o paciente tem à disposição alguns procedimentos para melhorar a condição da pele após uma cirurgia plástica.

Basicamente, a correção tem como objetivo tornar a aparência mais natural ou até mesmo reparar algum procedimento com má cicatrização. De acordo com a gravidade da cicatriz, o médico irá indicar o tratamento mais adequado, que vai desde procedimentos estéticos até uma nova cirurgia plástica.

Newsletter

Receba informações e novidades do Dr. Rogério Matoso